PECADOS LEVES – QUAIS SÃO ELES?

PECADOS LEVES - QUAIS SÃO ELES?

Cada católico sabe que os pecados são cometidos por pensamento, palavra, ação e omissão. No entanto, distinguir o tipo de pecado nem sempre é fácil – eles podem ser divididos em pecados leves e graves. O pecado leve, também chamado de comum, ocorre quando uma pessoa quebra os mandamentos de Deus ou outras regras religiosas. No entanto, é importante notar que isso não se aplica à blasfêmia contra Deus ou ao afastamento da Igreja. O ser humano é falível e muitas vezes comete esse tipo de pecado. No entanto, seu coração não se torna manchado pelo mal nem renega a fé. É apenas um desvio temporário do caminho, do qual se pode rapidamente retornar. A diferença entre o pecado leve e o grave é semelhante à diferença entre um arranhão e uma ferida mortal. No entanto, deve-se ter em mente que até mesmo um pequeno arranhão negligenciado pode se tornar maior. Portanto, não se deve minimizar os pecados leves – cada católico deve se esforçar diariamente para se tornar uma pessoa melhor e seguir os passos de Jesus.

TIPOS DE PECADOS LEVES

As fronteiras entre pecados leves e graves são realmente difíceis de determinar. Muito depende das intenções da pessoa em questão e se ela comete o pecado regularmente. Algumas transgressões comuns incluem ocultar a fé, esquecer a oração, preguiça, envolver-se em discussões ou se deixar levar pela raiva. Segundo a religião, as consequências de cometer um pecado leve são remorso, perda da graça e punições temporais. Felizmente, é possível recuperar a graça e expiar os pecados. Os pecados leves costumam ser discutidos com as crianças. Eles são alertados de que tais transgressões incluem desobedecer aos pais, ser rude com um colega, contar pequenas mentiras ou não ajudar uma pessoa próxima nos estudos. Pecados leves podem ser cometidos inconscientemente. O fumo é um pecado leve? Na verdade, é difícil responder a essa pergunta. No entanto, sabemos que fumar prejudica não apenas a saúde humana, mas também o meio ambiente. Se você fuma regularmente, pode haver motivos para considerar isso como um pecado grave. A masturbação é um pecado? Sim, de acordo com a religião católica, é considerado um pecado grave. Se você o comete, deve-se confessar. No entanto, é extremamente importante ter a intenção de melhorar e não se apegar ao pecado. Antes de ir à confissão, pode ser útil consultar um guia de confissão amplamente disponível na Internet.

O QUE FAZER QUANDO COMETER UM PECADO LEVE?

Os pecados comuns são cometidos praticamente todos os dias e não rompem os laços com Deus. Portanto, não é necessário ir imediatamente à confissão, embora seja bom mencionar essas transgressões na próxima oportunidade. No início de cada missa, há um ato de contrição que purifica a consciência dos fiéis de pequenas transgressões. Ouvir a Palavra de Deus e receber o Sacramento da Eucaristia têm um efeito semelhante. Portanto, participar da missa é suficiente para lavar o pecado leve.